O que é a LIMúR?

Não, LIMúR não é a nova revelação do pop islandês nem um simpático animalzinho arborícola de Madagáscar: é a Lista Ibérica de Músicas de Raiz. 

A LIMúR pretende celebrar, reconhecer, potenciar e divulgar as produções discográficas de músicas ibéricas de raiz de maior qualidade. 

Entendemos por música ibérica de raiz qualquer expressão musical com raízes nas culturas ibéricas realizada em qualquer parte do planeta ou qualquer expressão musical com raízes em qualquer parte do planeta realizada por artistas ibéricos e/ou em terras ibéricas, entendendo por ibérico o que se refere a qualquer território sob administração portuguesa, espanhola, andorrana ou gibraltina, incluindo aqueles situados fora da península Ibérica. 

A LIMúR reúne um grupo de especialistas em músicas de raiz nas suas diferentes vertentes: tradicional, folk, as chamadas músicas do mundo, ou de estilos como o flamenco, o fado ou qualquer outro, com espírito aberto para avaliar qualquer produção discográfica com base na sua qualidade artística, independentemente do seu estilo musical. 

A LIMúR produz a cada ano quatro listas trimestrais e uma anual com os discos recentes das características citadas, mais bem avaliados pelos painelistas, em uma categoria única que incluirá qualquer produção discográfica, independentemente do seu formato ou modo de edição ou distribuição. 

LIMúR foi idealizada e é administrada por Juan Antonio Vázquez (Mundofonías, Mil mundos, Transglobal World Music Chart…). Para qualquer informação adicional, entrevistas com o administrador, etc., não hesite em entrar em contacto.

Como funciona?

A votação dos painelistas é feita a partir de uma lista fechada que inclui os discos enviados para a LIMúR através do formulário web, ou autorizados para partilhar com os painelistas da LIMúR. Também serão considerados todos os discos considerados de músicas ibéricas de raiz de que o administrador tenha tido conhecimento. Para isso, tanto os painelistas como qualquer pessoa podem notificar a publicação de um disco com estas características, que será imediatamente tido em conta.

Para a lista trimestral, são elegíveis os discos publicados nos dois últimos trimestres, mais os do trimestre imediatamente anterior que não tenham sido propostos em votações anteriores.

Para a lista anual, serão considerados os discos publicados ao longo de todo o ano, mais os do último trimestre do ano anterior que não tenham sido tidos em conta na votação do ano anterior.